Iniciativa busca incentivar jovens a prestarem vestibulares e concursos (Foto: Thaís Luz)

Simulado prepara alunos para provas futuras

24/10/2017 - Por Michele Santos

As turmas de capacitação da Aprata estão em treinamento para o simulado, que ocorre no começo do mês de novembro na instituição. A ideia é ver se os alunos estão entendendo os conteúdos e prepará-los para vestibulares, concursos e Enem. Além disso, os três primeiros colocados ganharão medalhas, brindes e um passeio no shopping.

Por enquanto, a unidade está preparando o simulado apenas para os alunos da capacitação, devido ao período ser maior e a presença de mais de um ano na entidade. “Não implantamos ainda nas turmas de menores e jovens aprendizes pelo fato dos planos de ensino deles serem curtos, de apenas um ano, mas preciso adequar e inserir isso”, relata a professora e coordenadora pedagógica, Márcia Oreste.

Os conteúdos do simulado são os trabalhados em sala de aula, contará com 60 questões, sendo 30 de comunicação e linguagem em um dia e 30 de informática no outro. A coordenadora pedagógica explica que o objetivo é ver como eles estão em relação às matérias abordadas em sala. “Vamos ver se realmente estão entendendo o conteúdo e se eles tenham adquirido o conhecimento necessário para desenvolver lá fora”, acrescenta.

A ideia da premiação surgiu para estimular ainda mais os alunos. “Por ser capacitação para o mercado de trabalho, eles trabalham bastante a questão de concorrência, então buscamos estimular isso”, aborda a Márcia.  A classificação será colocada em um mural e os três primeiros receberão a premiação.

Para a aluna da capacitação, Nívea Santos, 15, o simulado vai ser muito útil e pode ajudar no primeiro emprego. “Como tem bastante pessoas gera uma adrenalina e eu pretendo fazer o Enem. Então isso irá trabalhar muito a questão do nervosismo e agilidade comigo. Além disso, a questão de concorrência deixa a competição melhor ainda”, esclarece a estudante.

SAIBA A IMPORTÂNCIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO