300 laços são entregues aos aprendizes (Foto: Thaís Luz)

Mês de outubro traz a conscientização sobre o câncer de mama

04/10/2017 - Por Amanda Brito

Todos os meses somos conscientizados sobre algum assunto ou movimento de importância para a sociedade e no mês de outubro não é diferente. Ele é conhecido internacionalmente como Outubro Rosa, um ato que dura 31 dias e tem como objetivo aconselhar sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com início nos anos 90 nos Estados Unidos, o evento teve seus primeiros sinais no Brasil em 2002 e a cada ano ganha mais visibilidade e força em todos os lugares do mundo. Um dos símbolos que marcam ainda mais a campanha é o laço rosa. Na Aprata, 300 unidades foram feitas pela diretoria e serão entregues para todos os alunos durante o mês.

“Usar o laço significa representar todas as mulheres do mundo, todas nós estamos sujeita a ter o câncer de mama, significa lutar por uma causa nobre e saber que estou podendo ajudar outras pessoas a se orientar em relação a doença, que pode muitas vezes ser fatal”, comenta a jovem aprendiz Lilian Paião, 22.

Porém, a ação não para por aí. A professora coordenadora pedagógica, Márcia Oreste, explica que a ideia é passar um vídeo para que os alunos possam criar frases que conscientizem e orientem as pessoas sobre a importância da campanha. “Assim eles vão ter uma outra visão e poder orientar as pessoas de sua casa e próximas”.

Lilian Paião complementa que o movimento estimula as pessoas a se interessar mais sobre o assunto, ajuda a orientar as mulheres que não conhecem o câncer de mama ou já ouviram falar, mas não sabem como é desenvolvido. “Além de se preocupar mais com a própria saúde, aprendendo como encontrar o nódulo, como palpar e qual a textura das mamas, elas aprendem ainda a verificar os primeiros sinais de que podem ser um câncer de mama”, finaliza a jovem.

Alunos usam laço rosa em conscientização ao câncer de mama (Foto Thaís Luz)

Dica de Filme.

Dica de filme: Divertidamente

Doações das Empresas Parceiras

Doação de Natal

Doações das Empresas Parceiras

Doação de Natal