Jovens descobrem gosto pela leitura através das aulas de Comunicação e Linguagem (Foto: Thaís Luz)

Projeto estimula o hábito de leitura e interpretação

06/09/2017 - Por Michele Santos

As aulas de Comunicação e Linguagem da Aprata ajudam os aprendizes a exercitar o gosto pela leitura. O projeto “Leitura e Interação” produzido pelo professor João Paulo Santos e a diretoria da entidade, tem como objetivo proporcionar mais contato dos alunos com os livros e envolvimento com os assuntos abordados, saindo do formato mecânico.

Professor supera expectativas com desempenho dos alunos (Foto: Thais Luz)

A ideia surgiu em agosto, quando o professor fez uma pesquisa de redação com as salas e notou dificuldades na parte escrita. “Eles vinham utilizando os vícios de linguagem da internet, por exemplo, ‘vc’, ‘pq’, ‘td’, e isso estava atrapalhando na hora de elaborar textos”, explica.

O educador ainda relata que para facilitar e induzir a leitura escolheu um livro de linguagem mais simples, “O Pequeno Príncipe”. Forneceu o livro escaneado em pdf para os alunos acessarem pelo próprio celular. Além disso, passou um recital que estimulasse a reflexão e criar o hábito.

Para a menor aprendiz, Isabela Santana, 15, é uma ideia nova que possibilita o jovem interagir mais com o conteúdo abordado. “O livro é um clássico, estou amando, tive uma experiência com ele, mas agora estou estudando mais afundo”. Já o Guilherme Oliveira, 17, não é muito de ler, mas achou importante e interessante o método adotado porque ajuda no conhecimento e amplia a leitura. 

O projeto está com o término previsto para o começo de novembro, o professor já notou algumas mudanças e espera que a atividade tenha bons resultados. No final os alunos devem elaborar uma interpretação do livro em dupla. “Trabalho as aulas de formas bem dinâmicas para eles interagirem e optei por ser em dupla para um ajudar ao outro. Assim fica mais fácil eles enfrentarem as dificuldades”, finaliza João.

Dica de Filme.

Dica de filme: Divertidamente

Doações das Empresas Parceiras

Doação de Natal

Doações das Empresas Parceiras

Doação de Natal